quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cólicas!? Ter ou não Ter!



Quando estávamos planejando ter o Gael, pensando em todo processo, calculando todos os fatores, não tínhamos nada mais que nos arrepiava do que a fase das tais cólicas. Tudo que nos vinha a mente foi o dia que passamos com minha sobrinha em casa e ela teve um ataque de cólicas!! Confesso que foi desanimador ... porem, estamos aqui com o Gael!!

E as tais cólicas, no nosso caso, não foram tão pesadas como a maioria comenta (Conselho, melhor não escutar este tipo de coisa, cada caso será um caso individual). Muito pelo contrario, exceto por alguns momentos poucos, os demais foram bem tranquilos. Ele chora mais de fome do que de cólica - o guri é um glutão!

Não sei se é porque lançamos mão de algumas leis da contemporaneidade, tais como, "meu filho não vai tomar nada de remédio!" e preferimos dar algum medicamento do que vê-lo sofrer sem necessidade e também fazer de nossa paternidade um momento o mais agradável possível para todos.

Todos os dias, após o banho, junto com a vitamina, damos as gotinhas de Luftal, fazemos massagens do tipo Shantala, colocamos SALSESP para descongestionar as vias nasais. A pouco tempo começamos a pincelar a chupeta na tal funchicoria, que ele adora!

Para os momentos de cólica, fazemos massagem com as perninhas, compressa quente na barriguinha, colocamos em posição de barriga no colo! Ah sim, tem que ter muita paciência e serenidade, pois eles sentem que estamos nervosos e acaba piorando tudo!! Importante, toda vez que ele termina de mamar, esperamos ele arrotar.

Caso, nada de certo, amamentar sempre é o melhor calmante!

São medidas que estão nos ajudando muito!

Super Egg

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

My Baby, icons, itens list (By USA)




Vamos lá, a pedido, resolvi fazer uma lista dos itens que acredito serem úteis e estão me ajudando muito fazendo minha vida mais fácil. Lógico, tivemos a oportunidade de trazer todos os itens dos EUA. Vale a pena!


1. Um bom Stroller (no final deste email tem descrição sobre Strollers)
2. Bebe Conforto (Compatível com seu Stroller)
3. Baba eletronica (O modelo vai de acordo com a neurose dos pais, e poder de investimento)
4. Bouncer
5. Creme Lansinoh para cuidado com as mamas
6. Creme A+D para assaduras
7. Sacos para jogar fralda e compartimento
8. Para segurança do bebe na casa
9. Kit de limpeza e cuidados - Este Kit eh must to have!
10. Sacos de Esterilizar - Muito pratico
11. Pote para limpeza de chupetas
12. Chupeta para massagear a gengiva
13. Compartimento para carregar a Chupeta

14. Pacifiers/Chupetas: Percebemos que os modelos ideias para a fase Newborn são aquelas que não tem a base grande, cobrindo apenas as laterais da boca. Não que as chupetas não sejam, hoje em dia, seguras e atendam as prescrições de segurança. E uma situação psicológica confortável para os pais, alem das chupetas pequeninas serem mais leves trazem um conforto para os pais pois parecem que as grandes sufocam os filhos. Atualmente, as chupeta não são tão vista como vilas, pois os novos modelos já seguem um outro padrão de design que prejudicam menos que os modelos antigos. E por outro lado, servem, enquanto pequenos, como excelente tranquilizantes para os bebes e para os pais.

- Modelo Newborn:
- Modelo Maiores e varias fases:

15. Mamadeiras e acessórios

16. Bicos de silicone: São excelentes e me salvaram a vida, eu tenho dois mas prefiro o modelo "meia-lua"

17. Absorvente de mama: São úteis para que tem muito leite
18. Relaxante Bico: Este item me ajudou quando meus bicos estavam machucados

19. Maquina para tirar leite: Nos achamos este modelo que não é tão caro, não é um trambolho e funciona bem. Mesmo que não saiba se vai usar ou não é bom aproveitar e comprar nos EUA pois aqui são muito caros e existem poucos modelos

20. Saquinhos para armazenagem

21. Dispensers: Potinhos são sempre úteis, se tiver lugar sobrando na mala traga vários para varias fases


22. Banheira. Não traga banheiras de fora se não puder trazer todos os acessórios dela. Nos compramos um modelo super bacana e não podemos usa-lo pois o suporte que tem disponível aqui no Brasil é da Burigotto e parece que só serve para a banheira da Burigotto. Esta aqui eh um item que me falaram bem, a banheira inflável.

23. Amiguinhos do banho

24. Esterilizador e esquenta mamadeira

25. Tapete de diversões: Agora com o Gael com 2 meses, esta começando a ser útil, ele fica entretido com os brinquedinhos e barulhinhos, tentando pegá-los e observando tudo

26. Mobile - outro item que tem me ajudado bastante

Super Egg

Primeira noitada sem Gael. Sim, é possível!





Retornamos!!

O Gael acabou de completar 2,5 meses e já conseguimos definir alguns horário certos dele a sua rotina, sabemos em que momentos ele dorme mais e se consegue se manter assim por algumas horas.

Não quero cantar de galo logo cedo mas é impossível não mencionar que ele tem dormido muito a noite. Mama umas 23h, tempo livre, se ficar com fome, o complemento foi receitado, da mamada sai dormindo e, estando tudo bem, acorda uma vez perto das 5 horas da manha e segue ate umas 8 horas. Maravilha!

Baseado nesta segurança, sábado a noite, por um bom motivo, aniversario de um bom amigo, resolvemos deixa-lo sob a guarda da avo (aqui em casa) e fomos dar uma voltinha. E confesso, foi ótimo para mim. Senti que a minha vida nao acabou com o nascimento dele, mas se complementou exponencialmente.

Super Egg

Tomando sol em casa!




Na correria da funções diárias junto com a desculpa do frio do inverno acabei me esquecendo de incluir os minutos de banho de sol na rotina diária.

Bem, com esta historia de gripe, estamos saindo só o necessário e para lugares que sabemos ter menos risco, mas, como ela esta no ar e com a expectativa já anunciada pelo governo de que pelo menos 90% da população pegara a tal gripe resolvemos que o banho de sol será em casa mesmo, no nosso quintalzinho.

Diariamente é necessário pelo menos 10 minutos de sol nos horário 10h ou 16h, não acho necessário que o baby saia para rua com a baba se tiver uma área onde bata sol direto e possa expor o corpo dele aos raios. Graças a nossa escolha, temos em nosso ape uma área aberta bem gostosa e ampla que em breve será mais confortável e virara realmente uma área para ele brincar.

Já providenciamos até um enorme quadro negro, pintando uma das parede com tinta especial. Espero que ele se contenha só com esta parede.

Super Egg

Conhecendo tia Nalu, tia Helo e a Oscar Freire





Finalmente, tia Nalu veio te conhecer!!

E foi uma delicia, uma tarde ensolarada, quentinha, um almoco na casa do Vozito com direito a seu primeiro role na Oscar Freire. Confesso que estava a maior muvuca e vc ficou irritado com tudo aquilo, resumindo nosso passeio a alguns quarteiroes sem direito a paradinha em algum cafezinho gostoso, mas, tudo bem, no geral foi tudo muito bom!!

Ah sim, Tia Helo também te conheceu.

Super Egg

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Primeiro dias dos Pais de Fabio e Gael by Super Egg




O primeiro dias dos pais de Fábio e Gael foi comemorado na maior harmonia familiar!

Todos nos reunimos na casa da tia Kaka - casa que estou elegendo como sendo a casa matriarcal da família do lado Mendes - com direito a presença memorável da adorável Bisa.

Eu não presencie uma parte deste evento pois aproveitei que a família estava toda la, vovó, vovô, bisa, tias, tia-avo e outras comadres, e o guri iria correr de colo em colo, para tirar o atraso e dormi ate o final do evento, parando apenas para as mamadas, para beber agua e por fim, comer o delicioso bacalhau da sogra!

Super Egg-Zzzzz

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dicas de como usar o Sling

O link acima eh referente a um video que explica algumas formas de posicionar o bebe (newborn) dentro de um Sling

Super Egg

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Culpa e a Maternidade andam juntas 1




Pois eh!

Uma noite destas, não, melhor, uma madrugada destas, estava com o Gael pendurado na mama, mamando, muito, não estava, como dizem, "chupetando", estava mamando mesmo, depois de quase duas horas, isso mesmo, duas horas, eu já não estava com a fartura de leite, afinal ele tinha sugado tudo, e ainda estava com fome ... e meio irritado, começou a tentar puxar o leite e como não vinha, começou o chororo.

Um chororo bem forte! Daqueles que da desespero e te faz sentir a pior mãe do século!

O que fazer, o garoto ainda tinha fome, e pelo jeito, muita fome. Pensei, pensei, e então tomei uma das primeira difíceis decisões de muitas que tomarei por ele. Preparei uma mamadeira com leite (NAN 1), lógico que tomando todos os cuidados possíveis e impensáveis, como as medidas certinhas, usar agua filtrada, fervida e esfriada na temperatura ambiente ... enquanto preparava, ele estava la, o choro, nos ouvidos, ecoando da casa, no prédio, no bairro, as três horas da manha.

Esta decisão foi tomada contra o que me foi indicado pelo pediatra (exclusividade de leite materno) mas foi instintivo, sabia que estava tomando uma decisão que naquele momento era a certa, saciar a fome de meu filho.

Mas no final, depois que ele mamou os 120 ml do leite, deixando um pouquinho quando se sentiu alimentado, e dormia tranquilamente, veio o sentimento de culpa ... e se ele não pegar mais o meu leite, e se ele passar muito mal, e se isso e se aquilo ... foi difícil me conformar naquela noite.

Super Egg

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cuidado para nao super aquecer o Baby!




Mãe tem aquela mania de querer sempre aquecer o filho, não eh?

Sempre achei minha mãe exagerada, e realmente não me incomodava com minhas maos geladas, sintoma que carrego ate hoje, pois eh, se era exagero, não saberemos pois nao tive problemas em ser aquecida.

E agora, 36 anos depois, estou eu, fazendo a mesma coisa, tentando evitar que o Gael fique com as mãos frias, e como eh difícil, pois ele adora dormir com as mãos livres e fora da coberta, ao estilo "Mãos ao alto!". E hoje, recebi uma dica da nossa baba-enfermeira (eh conseguimos uma) de que os bebes podem ficar com as mãos frias e que tentar aquece-las muitas vezes nos levam a um super aquecimento do resto do corpo, causando calor excessivo e isso nao eh bom para o baby.

Então, agora me preocupo em manter a temperatura ideal para o corpo, sempre uma camada a mais do que aquela que estamos usando, e as mãos ... bem, vou tomar cuidado para que se não congele, mas se estiverem frias e ele estiver bem, que fiquem assim.

Super Egg

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Digam ao minúsculo que eu fico!





Ontem tomei uma decisão das mais difíceis nos últimos meses: viajar e ignorar todos os sinais da tal gripe, ou simplesmente colocar a segurança do minúsculo em primeiro plano?

Alguns podem dizer: mas você ainda pensou? Sim, pensei...mesmo porque, havia o outro tipo de segurança envolvida aqui - a financeira.

Bradei aos quatro cantos de que o vírus é invisível e de que não há lugar seguro para se estar no momento. E não há mesmo. O fato é que o meu raciocínio não segue mais a mesma lógica!

Tinha uma viagem a trabalho marcada para o México com saída ontem. Estou diretamente ligado a indústria de Turismo, combalida pelos revezes financeiros e pandêmicos da atualidade. Senti-me um embaixador da atividade, acreditando piamente que correria mais riscos aqui do que indo de encontro ao meu, literalmente, destino. Preparei tudo na véspera, comprei os tradicionais regalitos que sempre levo na bagagem para as pessoas queridas, comprei dólares, fiz as malas. Aí, me veio um amargo na boca.

Um dia antes, tia Kaka esteve em casa e tia Bia nem entrou- ela trabalha em um hospital que teve uma alta incidência de casos da NH1N1. Fiquei um pouco perplexo pelo cuidado. Mas achei ok.

Tragado o amargo que o zíper da mala colocou na minha boca, continuei minha rotina pré-viagem. Tudo pronto, sentei no computador para ver a temperatura na capital ˝chalanga˝, ler as últimas notícias e verificar se o voo estava no horário. Foi aí que a coisa se cristalizou: li que uma passageira havia embarcado com gripe de Orlando a SP, com escala na Cidade do Panamá, e pouco antes o avião pousar, teve uma parada cardíaca, em um quadro diagnosticado como pneumonia. Acho que foi como alguém contaminado tivesse espirrado na minha cara.

Para completar, um amigo médico me chama no MSN. Começo a conversar com ele, e ele me afirma que a situação é mais grave do que a mídia tem noticiado (praticamente um fenômeno a mídia arrefecer diante de uma pauta destas). Diz que risco corremos em todo lugar, mas que a probabilidade é algo que podemos controlar.

Olhei pro minúsculo: ele tá lindo, enorme, saudável e sem nada, nem cólicas que possam abalar sua paz e tranquilidade. A Mamagatha tá fazendo um trabalho lindo, dedicada integralmente, segurando um baita rojão dentro de casa...serena. Ao longo dos meus preparativos, manteve-se calma, apenas me seguindo (e pedindo) com os olhos. Quem conhece esses olhos sabe o quanto são expressivos.

Dez anos na firrrrmaaa, embarques para cumprir o dever na mesma semana dos ataques de 11 de setembro, feriados fora de casa, aniversários fora de casa e um histórico razoável para me dar a certeza de que nada é mais importante que o maiúsculo amor que já sinto pelo minúsculo. Mesmo estando apreensivo hoje, pois não estarei in loco para me certificar de que meu trabalho foi realizado com sucesso, posso dizer que tomei a decisão correta. Não só com a razão, mas como o coração também.

Espero que tudo dê certo no evento no México. Pois até agora, tudo tem dado certo na recente vida do minúsculo. E é isso que importa. E é isso que não vai mudar para ele em tudo o que depender de mim.

Um giga-beijo no minúsculo. Um tera-beijo na mãe dele!

Babbo

Aniversario de 2 meses do fofildo!!!




Sábado, dia 1 de Agosto, Gael completou 2 meses!!

Por enquanto continua magricela e comprido, já não cabe no meu colo e fico pensando aonde isso vai parar (hehehe, meu João Grandao).

Reparo que ele já responde muito mais aos nossos estímulos, os tipos choros já são mais fáceis de distinguir, já abre um sorriso de quebrar as pernas, já acompanha com os olhos todos nossos movimentos ... e o olhar de gatinho (como o Gato de botas faz no desenho Shrek)? Daquele que da vontade de pegar ele no colo e dizer "Mamãe esta aqui, não se preocupe com nada", pois eh, baita medo de mimar este garoto sem perceber. Ainda mais quando ele faz um biquinho quando vai chorar ... ai que fofo.

No sábado fizemos um "Chá das Cinco" aqui em casa para comemorar mais este mês, e chamamos alguns amigos que ainda não tinham vindo vê-lo e com eles veio a Laurinha-Fofona, a primeira convidada da primeira festa dele.

Foi uma delicia. E percebi sinais nítidos de como nossa vida e nossa rotina vão se alterando naturalmente e antes da meia-noite já estávamos todos na cama, banhados e dormindo sono tranquilo.

Parabéns nosso amor!!!

Babbo e Super Egg