quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Será uma birra?

O que está acontecendo conosco aqui em casa, comprova que basta você ter a necessidade real (não a ilusória, ou a fútil) e não precisa ir atrás de nada, a oferta aparece na sua frente como pipoca pulando na panela, poc, poc, poc, pocpocpoc!

A situação é a seguinte, ultimamente o Gael anda muito birrento, encrenqueiro mesmo. E eu, ainda na minha imaturidade maternal, sigo tentando resolver a situação com a ajuda do meu instinto, na maioooor paciência do mundo. Primeiro tento acalmá-lo, distraindo com outra coisa que não aquele objeto ou situação de desejo, e se notar que não está adiantando, me coloco ao lado, observando-o, esperando aquele momento passar! Mas, de forma alguma atendo ao seu desejo.

E a situação anda se repetindo com freqüência, por isso minha preocupação, que surge em forma de dúvidas como "O que ele está querendo me dizer?", "Será mesmo uma fase? Ou ele será assim?", "Será que ele tem a noção, tão pequenino, que está manipulando a situação através da birra?", "Como agir?".

E teve uma outra situação que me encomodou, houve um momento, de puro estresse do pai, que ele resolveu agir no grito. Calma, calma. Não foi um gritão, um berro com sacudida, isso não, nunca. Foi uma forma de falar mais dura, sem ser nhenhenhe. Ao ver aquela situação, fiquei pensando na eficiência daquela forma de tratar a questão. Algo não encaixou. É um bebe, de 9 meses, que não sabe falar, é tudo muito instintivo, será que falar grosso adianta?

Foi então que um pouco aqui, outro ali, comecei a ler matérias, atuais óbvio, sobre o tema. Muitas vezes em voz alta a pedido do papai. Assim fomos entendendo melhor a situação e como lidar com ela.

Um resumo: A birra acontece entre os 2 e 5 anos, mas pode começar aos 6 meses e se extender até uns 8 (Meu caso). Ela acontece porque os piqueruchos ainda não têm maturidade suficiente para lidar a frustação!! (Faz sentido). Pode-se evitar (Nossa, tem como?) antecipando os fatos (quando ele começa a ficar chatinho, pode ser sono, calor, lugar cheio de gente, muita agitação, cansaço). Em uma das matérias, mães davam dicas de como elas fazem para desbaratinar um momento birrento, e todas elas fazem isso utilizando um conceito simples, cortando o ciclo completamente, tentando desviar a atenção da criança para um outro tema, um objeto. Cada um sabe o que interessa para o seu filho. Sobre os gritos, eles são muito utilizados atualmente, como substituição das palmadas, mas são prejudiciais para a formação da autoestima deles.

Então, tirei a seguinte conclusão de tudo que li: temos que ter uma paciência enorme, inesgotável, temos que estar atentos às nossas atitudes, aos nossos valores, temos SIM que dedicar um tempo qualitativo aos filhos, sermos justos, sermos congruentes e é necessário, para o bem estar de todos, baixar Santa Rotina no barraco. Super heróis? Não, não é bem por aí.

Então, chega de birra!!

Agatha

P.S.: O título deste post tem o link de uma matéria sobre o assunto!

Um comentário:

Fabi disse...

Ownnn, como o seu pequeno é lindinhoooo!!! O meu tb faz birra e eu li a mesma matéria. O meu tb fica irritado e eu to tentando tirar o foco dele e respeitar o seu espaço. Respeitar quando ele não está gostando de alguma coisa. O duro é ter essa paciência ineeesssgottááveeellll.... :(

Beijos,
Fabi
http://depoisqueeudescobri.worpdress.com